Notícias

Vantagens e sistemas de Individualização da Água em Condomínios

 

Atualmente qualquer prédio pode receber um sistema de medição individual, as opções de sistemas aumentaram e até os edifícios mais antigos têm a possibilidade de implantar a medição e cobrança individual.

O número de condomínios que aderem à medição individualizada é crescente. Cálculos mostram que a economia pode atingir 50%, número bastante expressivo e importante em tempos onde a discussão sobre a falta da água está em todos os lugares. Além do lado financeiro, a medição individualizada tem outras vantagens. Em média, a economia gerada pela individualização é de 30%, mas pode atingir 50% em alguns casos. Os condôminos deixam de pagar a conta de água no condomínio e passam a receber a cobrança em casa. Esse sistema permite um controle maior sobre consumo e gasto. Percebe-se também uma redução na inadimplência, e o benefício se estende também à mensalidade do condomínio.

Uma das maiores vantagens, depois da economia, é o fato de poder cortar o fornecimento apenas da unidade que está com contas pendentes, em vez de prejudicar todo o condomínio. No entanto, é preciso ficar atento a essa possibilidade. Existem hoje vários sistemas de regulação de indivualização da água. Os mais usados são o sistema de radiofreqüência, o sistema digital, sistema de leitura pulsada e o sistema computadorizado.

 

Fonte: Folha do Síndico